O Temor é o princípio da sabedoria

11 mar

No texto de hoje trazemos a reflexão sobre o temor a Deus, a sabedoria que nos é dada e o amor que temos pelo nosso Senhor. Se temos temor, é porque temos amor. Deliciem-se com esse estudinho e reflitam sobre o assunto.

“O temor do Senhor” é o fundamento da sabedoria, o pré-requisito para a obediência e o elemento que acompanha o amor Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” Deuteronômio 10:12,13.
Temer ao Senhor e amá-lo não são atitudes antiéticas, mas inseparáveis. O livro de Provérbios é permeado por admoestações desse tipo O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” Provérbios 1:7. Outros livros de sabedoria confirmam esse apelo para temer ao Senhor “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” Eclesiastes 12:13, os profetas o repetem “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?Miquéias 6:8, e o Novo Testamento retoma essa ênfase em sua descrição do “espírito manso e tranqüilo” “Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus1 Pedro 3:4.

Este temor indica uma reverência submissa, e não pavor absoluto. Quem rejeita esse temor que inspira a obediência reverente escolhe percorrer seu próprio caminho “ Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.” Provérbios 1:31, e se desviar do caminho de Deus “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor” Isaías 55:8.

Os resultados prometidos àqueles que temem ao Senhor são bondade, riqueza, honra e satisfação ”Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!Salmos 31:19, um relacionamento correto com outros “Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus” Levítico 25:17, vida longa “Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados” Deuteronômio 6:2, misericórdia “Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel” Salmos 103:7, amparo inabalável No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos” Provérbios 14:26, e o cuidado constante de Deus “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” Salmos 34:7.

Deus abençoe sempre seus caminhos! ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: